Atividade com fantoches para o dia da Consciência Negra com Menina Bonita do Laço de Fita
Abaixo veja a descrição de um trabalho que foi feito por mim na sala de aula do 2º período com crianças de 5 anos , turma A do CMEI Violeta Branca Menescal de Oliveira em Manaus, tinha na sala 21 alunos matriculados.
Esta atividade utiliza elementos lúdicos a partir do uso de fantoches e é ideal para ser aplicada no período do Dia da Consciência Negra. A seguir, faço o descritivo do passo a passo das instruções para aplicação da mesma atividade.
História escolhida Menina bonita do laço de fita.
Título da Atividade:
Viajando no mundo dos fantoches
Área Específica:
Artes Plásticas, Teatro, Pintura e desenho.
Público Alvo:
Alunos da pré-escola ou maternal.
Objetivos:
- Manipulação de materiais para confecção dos fantoches;
- Dramatizar história através dos fantoches;
- Desenhar a história contada através dos fantoches;
- Pintar utilizando diversos materiais, com as mãos, com pincéis;
- Apresentar as produções artísticas aos seus colegas.
Sequência didática específica/Artes:
Descrição da atividade:


Dia 1: No primeiro momento a professora irá receber as crianças com um fantoche para a apresentação da atividade, tal atitude irá aguçar a curiosidade das crianças a respeito do boneco, em seguida com as crianças sentadas em roda a professora irá falar sobre os fantoches.


Dia 2: No segundo momento a professora irá explicar que as crianças confeccionarão os fantoches para a história que será apresentada, em seguida começarão as confecções. As caixas de leite, papéis, panos, olhinhos, tintas, lã e a caixa de papelão se transformarão em um teatrinho com personagens.


Dia 3: No terceiro momento acontecerá a apresentação do teatro de fantoches com a história “Menina bonita do laço de fita”. Quando a história terminar, o fantoche apresentador fará várias perguntas a respeito do que foi contado. Em seguida, as crianças irão para suas mesas e receberão lápis, papel, tinta, pincéis e giz de cera para desenhar sobre a história que acabaram de ouvir. Não necessariamente, as crianças desenharão os personagens iguais aos narrados no teatrinho, é importante inclusive que elas criem, imaginem outras formas de contar e elaborar os personagens para depois explicar seus desenhos para seus colegas.
Vídeo de uma parte da apresentação final com os fantoches produzidos em conjunto com os alunos.
Os recursos materiais:
Primeiro momento fantoche apresentador. Segundo momento caixas de leite, TNT preto e branco, olhinhos, cola branca, lã, tinta, pincéis, tesoura, caixa de papelão, papel de presente, pano para confecção de cortina. Terceiro momento fantoches confeccionados e o teatrinho, agora desenhos e pintura material folhas de ofício, lápis, pincéis, giz de cera, borracha e muita imaginação.
Indicação de espaço:
Confecção e apresentação serão feitas no espaço da sala de aula.
Duração da atividade:
Cada momento, respeitando os interesses das crianças e a carga horária diária, será de aproximadamente 30 minutos ou mais.
Conceitos Trabalhados e o que as crianças aprenderão:
Durante essa atividade serão exercitadas a linguagem artística do teatro, artes plásticas, desenho e pintura. O enredo da história contada baseia-se nas diferenças étnicas, sociais e relações familiares. As crianças aprenderão temas sobre a linguagem artística do teatro, a confeccionar os fantoches, a valorizar o ser humano e suas diferenças.
Referencial teórico
Encontre todo o referencial teórico deste trabalho aqui.